Logotipo GComin
(41)988384849
grazielle.comin@gmail.com

Pesquisar Imóveis

Confira os riscos de comprar ou vender imóvel sem um corretor

29/10/2017

Com o avanço da internet, ficou muito mais fácil anunciar ou procurar anúncios de imóveis para locação ou venda. Afinal, são vários os sites ou até mesmo grupos de discussão em redes sociais em que se reúnem várias opções. Dá até mesmo para agendar visitas e fazer negociações online!

No entanto, nem sempre essa facilidade é tão vantajosa quanto pode parecer à primeira vista. Isso porque o processo de realização de transações imobiliárias envolve uma série de detalhes e de particularidades que podem ser um pouco complexos para quem é leigo no assunto. No fim, isso pode acabar resultando em erros, pendências e até prejuízos financeiros, que não aconteceriam se a compra tivesse a mediação de um corretor ou de uma imobiliária.

“Alugar ou comprar um imóvel envolve muito mais do que a transação comercial. Práticas de vistoria, cláusulas de contrato e itens que são de incumbência de cada parte na transação. Todos esses aspectos devem ser considerados e avaliados por quem já tem experiência no assunto e conhece bem o trâmite das negociações imobiliárias”, afirma Tarik Faraj, sócio-fundador da imobiliária TRK Imóveis.

Faraj alerta ainda que existem alguns erros comuns que costumam acontecer quando a transação é feita diretamente com o proprietário. Confira abaixo os aspectos destacados pelo empresário:

Menor possibilidade de visualização

Foi-se o tempo em que colocar uma placa na porta de casa era suficiente para atrair interessados. A grande oferta do mercado faz com que simples anúncios, mesmo que feitos online, acabem não se tornando muito atrativos junto ao público.

Quando uma imobiliária pega um imóvel sob seus cuidados, ela além de utilizar serviços de profissionais como fotógrafos e redatores para qualificar a divulgação do imóvel, o coloca ao dispor de uma lista de clientes e de todos os seus contatos, o que otimiza o tempo de encontrar um possível comprador ou inquilino. Além disso, o corretor ainda fica a cargo de todas as visitas e, com isso, você não precisa dispor de tempo livre.

Riscos ao receber pessoas estranhas para visitar o imóvel e possíveis golpes

Não é só o tempo livre que pode ser um empecilho na hora das visitas, mas também a segurança. Imagine receber um estranho e sofrer um assalto enquanto mostra seu imóvel?
Isso não é tão comum com as imobiliárias, porque elas possuem sistemas de checagem de dados que não estão ao alcance do público em geral, o que ajuda a aumentar a segurança durante a visita.

Dificuldade com a parte burocrática e a documentação

Por mais experiência que se tenha na realização de transações imobiliárias, existem uma série de providências que vão desde o ato da elaboração do contrato até a resolução de questões adicionais como levantamento e análise de toda a documentação necessária para garantir a lisura da negociação. “Uma simples certidão que não foi solicitada e analisada durante o processo de negociação, pode fazer com que todo o processo de venda seja inviabilizado, ou pior, fazer com que a venda seja anulada pela justiça”, pondera Rafael Roda, sócio da TRK Imóveis.

Como os corretores têm conhecimento mais profundo sobre isso, você não precisa se preocupar em checar a legislação vigente na cidade e que devem ser seguidas para a execução correta de todos os procedimentos.

O tempo do cliente é diferente do seu

Nem sempre uma única visita é suficiente para que o interessado tome a sua decisão. Muitas vezes, são necessárias várias idas até o imóvel e até mesmo a visita de todos os futuros moradores em horários diferentes.

Como pode ser complicado conciliar tudo isso com sua agenda no dia a dia, ter um corretor com boa disponibilidade é fundamental para aumentar a quantidade de visitas que o imóvel recebe.

O risco de vender o imóvel com valor abaixo do mercado

Uma das partes mais importante da venda ou da locação de um imóvel é a avaliação da propriedade, para que se possa estabelecer um preço justo e que atenda às necessidades do proprietário, ao mesmo tempo em que fica competitivo no mercado.

Um corretor qualificado é capaz de fazer isso de forma correta e você não precisa se preocupar em levar prejuízos nem em acabar ficando com um imóvel desinteressante para possíveis compradores.

 

Fonte: https://exame.abril.com.br/negocios/dino/confira-os-riscos-de-comprar-ou-vender-imovel-sem-um-corretor/

+ Notícias

22/06/2020 Tabela de Honorários

02/01/2018 Garantia de Locação

02/01/2018 Vantagens de um Corretor de Imóveis na locação de imóvel!

05/11/2017 Os bairros com os apartamentos mais caros e mais baratos de Curitiba

02/11/2017 Decoração de Apartamentos Pequenos: 30 Truques Infalíveis

02/07/2017 Corretor eficiente tem CRECI

25/10/2017 Usucapião pode ser feito em cartório

20/10/2017 Minha Casa Minha Vida 2017

17/10/2017 Mudam as regras para quem atrasar prestação do financiamento de imóvel

25/09/2017 Caixa só vai financiar 50% da compra de imóvel usado a partir de 25/09

GComin

Grazielle Comin CRECI F.30476 CNAI.30710

Home Office Rua Alberico Flores Bueno, 750

Bairro Alto - Curitiba - PR

(41)988384849

grazielle.comin@gmail.com

As informações contidas neste site podem mudar sem aviso prévio. Em caso de dúvidas utilize nossos canais de atendimento para entrar em contato conosco.
Social media icons designed by Roundicons from Flaticon.